Dia do Estudante: Universitários de Lorena transformam vidas de jovens em vulnerabilidade por meio da educação

Ser aprovado em uma universidade pública, conquistar uma bolsa integral para iniciar a graduação dos sonhos em uma faculdade privada ou ser admitido em um dos colégios técnicos da região. Esses são os objetivos que impulsionam os alunos da Marie Curie Vestibulares.

A Associação é composta por dois cursinhos populares, o MacVest e o MacVestinho, ambos dedicados a oferecer educação gratuita e de qualidade a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica na cidade de Lorena e região. Atualmente, eles atendem a 160 alunos, sendo 80 no MacVest e 80 no MacVestinho.

A presidente da Marie Curie Vestibulares, Fabíola de Faria, que é estudante de engenharia química, destaca a maior dificuldade que a entidade enfrenta nos cursinhos: a retenção dos alunos. Devido às condições econômicas das famílias, muitos alunos acabam abandonando o curso. “Trabalhamos com jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, muitos precisam priorizar o trabalho em detrimento dos estudos, por uma questão de necessidade”, explica.

(Estudante Fabíola de Freitas, presidente da Marie Curie Vestibulares)

Atualmente, a entidade estudantil conta com 95 voluntários, distribuídos em 14 áreas diferentes, que dedicam em média 5 horas semanais à organização. Fabíola enfatiza que o desejo comum de tornar o mundo um lugar melhor é uma característica compartilhada entre os voluntários. “Isso é feito por meio da educação, que certamente de alguma forma transformou a vida do voluntário. Agora, ele contribui para que o seu trabalho ajude outras pessoas a terem suas vidas transformadas através da educação”, afirma Faria.

(Estudante Roberta Camilly, ex-aluna e atual voluntária do MacVest)

Universidades como USP, UNESP, UNIFAL, UFPEL, UFMT, UFRRJ, UFF, UNIFESP, Faculdade Canção Nova (com bolsa integral), Anhembi Morumbi (com bolsa integral), FATEC, IFMA, UFU, entre outras, receberam ex-alunos do MacVest nos últimos anos.

Roberta Camilly Freitas, estudante de engenharia química, compartilha sua razão para retornar ao MacVest após se tornar aluna da EEL/USP. “Decidi voltar porque me identifico com o propósito da entidade, que busca impactar o mundo de forma positiva.”

Com planos de se especializar em astroquímica, Roberta é responsável pela área de ensino no cursinho. Suas atividades envolvem apoiar os educadores e preparar materiais utilizados em sala de aula.