Mobilização de Jovens busca oficializar o Hip Hop Day Lorena

No próximo domingo (16), a partir das 10h, na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo, acontecerá a 1ª Edição do Hip Hop Day Lorena. A iniciativa é liderada por Mariane Felipe, Gabriel Quirino, Victor Sousa e Renato Martins, que são integrantes do Coletividade Vale, em parceria com o Instituto Uka e a Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Cultura.

Durante todo o dia, atrações diversas irão se apresentar representando os 5 elementos da cultura Hip Hop: B-boy, Grafiteiro, Dj, Mc e o Conhecimento. A Programação conta ainda com: Dj Smoke, Pretos Chatos, Ellos Hip Hop, Maju Umberto, Nina Reis, Owera, B-Boy (Vermelho e Formiga), Batalha do Centro – Edição Trio, Grafite (Ozik, Matheus Eloc, Smop).

Uma das responsáveis pela organização, a psicóloga Mariane da Silva Felipe, conta que o evento foi pensado como uma forma de oficializar a Lei Municipal N° 3.036/2005, que institui o dia 17 de abril como o Dia Municipal da Cultura Hip Hop em Lorena.

“Inicialmente seria um evento da Batalha do Centro, que já ocorre na praça. Mas ao sabermos da Lei, ampliamos o projeto, a estrutura e as atrações”, destaca Mariane.

O objetivo do grupo é apresentar a cultura Hip Hop como um dos principais movimentos de conscientização e cultura que o município tem.

A expectativa dos organizadores é de que mais de 200 pessoas participem das festividades, destacando a presença de convidados de outros 7 municípios.

Há quase dois anos residindo na cidade, o universitário João Victor Vieira Ribeiro, aluno de Engenharia Química na Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo (EEL/USP), conta que irá participar do evento e que soube da iniciativa por meio do grupo de WhatsApp da Batalha do Centro.

O estudante conta entusiasmado que começou a rimar ainda na adolescência. “Eu participo desde os 15 anos, quando eu descobri que tinha vocação e que esse é o meu maior dom. Foi até engraçado porque quando eu ganhei a minha primeira batalha eu nunca tinha feito isso antes e tudo aconteceu na frente de mais de 400 pessoas”.

Quando se discute a importância de manifestações culturais como essa, organização e público participante concordam sobre a necessidade de proporcionar espaços plurais de diálogo, informação e entretenimento para as juventudes.

“Pra mim é de extrema importância, eu vivo para eventos como esse, aonde podemos nos expressar, entreter as pessoas e fazermos o que mais gostamos, transformar ideias em palavras, e palavras em toques nos corações”, afirma João Victor.

Mariane afirma que esses eventos são de extrema importância para apresentar outra perspectiva a respeito da cultura de periferia, que por vezes não é vista com bons olhos. “O Hip Hop sempre foi um movimento forte na cidade de Lorena, e atualmente tem ganhado mais espaço, visibilidade, confiança e apoio, mas precisamos de muito mais. Estamos no caminho”, completa.