Campanha para o alistamento de jovem eleitor é incentivada por Justiça Eleitoral

Nesta segunda-feira (08/04), acontece a maior mobilização digital sobre o título de eleitor, com tema #títulonamão sossego na eleição, esse é o momento para que eleitores de todo o Brasil possam tirar, regularizar ou transferir seu título antes do cadastro fechar em 09 de Maio, confira aqui a sua situação eleitoral.

Com as eleições municipais se aproximando, a participação dos jovens eleitores ganha destaque como um elemento crucial para o futuro das nossas cidades. A juventude representa uma voz significativa nas decisões políticas e sociais que podem moldar o ambiente em que vivemos.

Nas últimas eleições, observamos que a participação dos jovens ainda é subestimada, com uma baixa representação nas estatísticas eleitorais. No entanto, é essencial reconhecer o papel vital que os jovens desempenham na construção de comunidades mais inclusivas, justas e com foco em objetivos coletivos.

(Camila Guimarães, Jornalista)

Responsável por liderar esse movimento em Lorena-SP no ano 2022, em uma parceria da Prefeitura de Lorena, Conselho de Juventude, Instituto Dialogare e Unisal, a jornalista Camila Guimarães destaca o papel essencial do jovem no desenvolvimento das nossas cidades, “É essencial que as juventudes se apropriem desse momento tão decisivo em nossas cidades, afinal, nós que estamos em idade ativa de trabalho pelos próximos 30 anos somos quem pode fazer e exigir a diferença”.

Além disso, ao participar ativamente do processo eleitoral, os jovens exercem seu direito democrático e contribuem para a formação de uma sociedade mais engajada e responsável.

É fundamental incentivar e educar os jovens sobre a importância do voto e seu impacto na governança local. Por meio da conscientização e mobilização, podemos garantir que as vozes dos jovens sejam ouvidas e representadas nas decisões que moldarão o futuro das nossas cidades.

Portanto, neste período eleitoral, convocamos todos os jovens a participarem ativamente, informando-se sobre os candidatos, debatendo questões relevantes e, acima de tudo, exercendo seu direito de votar. Juntos, podemos construir comunidades mais vibrantes, inclusivas e democráticas.