Projeto USP na Comunidade leva produção científica desenvolvida na EEL para população em Lorena

Estudantes universitários, professores e pesquisadores da Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) estarão reunidos nos dias 29 e 30 de maio, na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo em uma das unidades móveis do Projeto USP na Comunidade, para apresentar parte do trabalho desenvolvido nos campus, todas as atividades são gratuitas e acontecem das 10h às 19h.

Com o tema: “ODS Cidades e Comunidades Sustentáveis”, a unidade móvel será palco de diferentes demonstrações que irão abordar a qualidade de vida urbana, desde o cuidado e uso adequado com os resíduos, como os tratamentos de efluentes domésticos e industriais, monitoramento ecotoxicológico de águas e sedimentos, o controle de emissões químicas, impacto da emissão de CO2 no transporte de carga no Brasil, materiais sustentáveis, bioprocessos e seus produtos sustentáveis, o emprego da biotecnologia, produção de concreto de alto desempenho, controle da poluição plástica, reciclagem de isopor e pneu, produção de madeira plástica, produção de biocatalizadores e biodiesel, entre outros.

A iniciativa foi criada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP e, tem o objetivo de aproximar a população local da temática científica. Em Lorena, as atividades estão sendo organizadas pela Comissão de Cultura e Extensão da Universidade, em parceria com a Prefeitura Municipal.

A Profª Dra. Teresa Cristina Brazil de Paiva, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da EEL-USP, conta que esse trabalho é uma das contrapartidas da Universidade de São Paulo para a sociedade.

“A importância desta ação da USP em Lorena é promover maior integração com a comunidade, contribuindo para melhorias na qualidade de vida da população, informando e mostrando as atividades de pesquisa desenvolvidas na Escola de Engenharia de Lorena“. E ressalta “São projetos com enfoque na ciência e tecnologia sustentável“.

Além disso, ao longo desses dois dias a população será informada sobre profissão e carreira e os meios de acesso à faculdade.

Escolas podem agendar turmas para assistir às apresentações e devem entrar em contato com a organização pelo e-mail ccex@eel.usp.br ou telefone (12)3159-5151.