Universitários se unem em projeto social e doam mais de 70 cadeiras de rodas

Trabalhar em rede, conectar propósitos e fazer o bem! É assim que há 6 anos a iniciativa Lacre por Cadeira arrecada “anéis de lata” e reverte o alumínio para doações de cadeiras de rodas ao que mais precisam. Giordano Fogaça, idealizador do projeto conta que para cada cadeira são necessárias 140 garrafas pet de 2L cheias de lacres de alumínio, que equivalem  a 100kg de alumínio.

As doações chegam de diversas formas, vindas de pessoas comuns ou de parcerias com empresas, comércios, escolas e faculdades. Presente em mais de 20 cidades, a ação conta ainda com a soma de esforços de universitários espalhados em pelo menos 40 entidades estudantis como atléticas e diretórios acadêmicos. Destacando o processo, Giordano ressalta “Deixamos nossos coletores para fazer a arrecadação e depois fazemos o recolhimento”.

Giordano lembra que no início arrecadando com intuito de ajudar uma amiga e na sequência percebeu que sua região carecia de ações com a mesma finalidade “Comecei arrecadar os lacres para uma amiga levar para um projeto em São Paulo,  só que começou a ficar difícil esse acesso até ela”. E completou

“Após arrecadar uma quantia significativa em pouco tempo e ver a falta de projetos com essa finalidade no Vale do Paraíba, decidi em março de 2017 fundar o Lacre por Cadeira”.

Ao longo desse tempo, mais de 7 toneladas de lacres de alumínio foram reciclados, resultando na doação de 70 cadeiras de rodas, que chegam aos que mais precisam por meio de uma entrevista social, em que é analisado as condições do beneficiado. Também são procuradas instituições que estejam precisando das cadeiras.

Preocupado o jovem relata que a pandemia os obrigou a suspender as atividades. “Com o mercado do metal parado e os apoiadores com as portas fechadas, ficou difícil de fazer toda a transição”. Esperançoso ressaltou “Esperamos que após essa pandemia, possamos conseguir um número bom de doações para conseguirmos realizar as doações”.