loader image
an3
an1

10 alimentos acessíveis para aumentar sua imunidade

Uma imagem com mutias frutas compondo o cenário

Com o início de ano muita gente se preocupa em iniciar uma rotina de vida saudável. Considerando a importância de cuidar da imunidade, conversamos com uma especialista que listou os melhores alimentos para isso.

Primeiramente, é bom frisar que a imunidade é um mecanismo de defesa essencial para o nosso organismo, além de evitar doenças ela pode impedir que alguma enfermidade evolua.

Para entender quais alimentos podem contribuir nesse processo, conversamos com a nutricionista Luana Coelho “Os alimentos que contribuem com a nossa imunidade são aqueles que possuem substâncias antioxidantes como as Vitaminas A, E e C. São vitaminas que colaboram com as defesas do organismo contra infecções”

E estão presentes nos seguintes alimentos:

* Vegetais verde escuro

1-Brocólis;

2-Couve;

3-Espinafre;

  • Frutas Cítricas

4-Laranja;

5-Limão;

6-Acerola;

* Oleaginosas:

7-Azeite de Oliva;

8-Abacate;

9-Castanhas.

Justificando a escolha dos alimentos a nutricionista clínica explica que o brócolis, a couve e o espinafre possuem nutrientes que auxiliam na formação de glóbulos brancos que são os responsáveis pela defesa do nosso organismo. “Já a laranja, o limão e a acerola são ricos em vitamina C, que potencializam nosso sistema imune, aumentando a resistência do nosso organismo.” O azeite de oliva e o abacate são ricos em vitamina E, que são responsáveis por combater os radicais livres, compostos que aceleram o envelhecimento celular, afirma Luana.

(Luana Coelho, Nutricionista)

A substituição de alimentos está permitida, caso não encontre todos os vegetais, frutas e oleaginosas. “Caso não encontre vegetais verdes escuros, pode se optar pelo consumo de feijão ou lentilha, que também contem o nutriente antioxidante e são ricos em zinco, combatendo resfriados e gripes”. No caso das frutas, Luana diz que a troca pode ser feita por alimentos como: tomate, pimentão vermelho ou gengibre que contém ação bactericida.

Se precisar optar por outros alimentos, a profissional recomenda que no lugar do azeite ou do abacate, podem ser consumidas amêndoas ou óleos vegetais como girassol, milho e canola.

E o alimento, bônus que e ocupa a 10ª posição na lista é o famoso alho. Ele que divide opiniões, é responsável por reduzir o muco dos pulmões.

Luana salienta que não basta aumentar a ingestão destas substâncias para fortalecer o sistema imunológico “É necessário diminuir o consumo dos alimentos industrializados, ricos em açúcares, sódio e gordura saturada”.

Notícias Relacionadas